(215) Sentindo o “escutar interior” da nossa intuição.

Muito pouco se sabe sobre a nossa capacidade intuitiva. Para Carl G. Jung, a “intuição” é uma função psicológica (OC, Tipos Psicológicos, vol. 7). A sua origem etimológica vem do latim “intueri”, que significa “ver por dentro”. Na linguagem popular, a manifestação feminina também é conhecida por “sexto sentido”. O ensaísta francês Joseph Joubert dizia que pela razão podemos ser advertidos sobre “o que devemos evitar”; pela intuição, sobre “o que devemos fazer”. Pelo meu “sentir”, intuição é percepção de “sabedoria interior” e, portanto, fonte sensória de “autoconhecimento”. Por sua vez, sendo a nossa consciência “transpessoal” (mensagem 191) acredito que em razão do nosso atual ciclo de evolução e necessidades de crescimentos em todos os sentidos, também podemos receber intuições sensoriamente imantadas com essência de espiritualidade transcendente.

Em entrevista concedida ao jornalista Steve Ayan, publicada na Edição Especial 54, Ano XI, da Revista Mente e Cérebro, lançada no Brasil pela Editora Segmento com conteúdo estrangeiro licenciado pela Scientific American, esclarece o cientista cognitivo e doutor em psicologia Thomas Goschke:

1.Sobre a que se referem os psicólogos, quando falam de intuição.
Goschke. Em princípio, o conceito é indefinido, porque, no dia a dia, ele é aplicado a todo tipo de inspiração espontânea, seja na tomada de uma decisão, na solução de uma tarefa intelectual ou em relação a qualquer pressentimento inexplicável que tenhamos. O psicólogo Carl G. Jung contrapunha a intuição – como compreensão imediata e integrada de relações diversas – à decomposição lógico-analítica. Como tinha um sabor esotérico, essa concepção ficou malvista pela psicologia experimental. Mas, nos últimos 30 anos, o estudo do processamento implícito de informações viveu uma verdadeira explosão. E, nesse contexto, também o conceito de intuição voltou a ser aceito. Segundo o prêmio Nobel americano Daniel Kahneman, elas seriam “rápidas”, sem esforço, semelhantes à percepção”. Mas é claro que as impressões intuitivas se fundam em processos mais ou menos complexos. Em linhas gerais, podemos considerar que a intuição seja uma forma de apreensão menos óbvia do mundo.

2.Sobre o que significa “processamento implícito”.
Goschke. A intuição é a capacidade de fazer um julgamento sem ter consciência das informações em que se baseia. Na música, por exemplo, muitas vezes bastam algumas notas para distinguirmos um solo de guitarra de Prince de outro de Santana. Para isso não é necessário que, primeiro, se analise conscientemente o fraseado ou a harmonia. Em geral, nem sabemos dizer o que nos levou a um juízo específico.

3. Sobre se nesse processo as emoções desempenham um papel importante.
Goschke. Com certeza. Por um lado, os juízos intuitivos muitas vezes se expressam em sentimentos. As emoções influenciam também na maneira como tomamos decisões. Há indicações de que, quando nosso estado de espírito é positivo, relaxado, tendemos mais ao juízo intuitivo que à ponderação analítica. Se tristes ou deprimidos, ao que parece, é o contrário.

4.Sobre se existem situações em que nos deixamos guiar mais pelas intuições.
Goschke. Se temos pouco tempo é, sobretudo, no juízo intuitivo que confiamos, pelo simples fato de que a análise consciente de uma situação tomaria tempo demais. Também o estado de espírito parece exercer alguma influência. Experimentos envolvendo os chamados juízos coerentes comprovam isso. Dávamos três palavras aos voluntários e perguntávamos se existia uma quarta que combinasse com as outras três. Por exemplo: “canário”, “página”, e “manteiga”. A resposta é “amarelo”. trata-se de conexões semânticas distantes, verificadas previamente. Mas, às vezes, a tríade de palavras proposta era um agrupamento arbitrário, sem nexo semântico. Havendo coerência, não é raro que os voluntários, embora sem poder apontar uma palavra concreta, estejam certos de que existe um denominador comum. Eles têm, portanto, o sentimento intuitivo, o que com frequência permite que identifiquem essas tríades semanticamente coerentes. Antes do teste colocamos os voluntários num estado de espírito alegre ou triste. Os bem-humorados produziram quantidades significativamente maior de intuições acertadas que os de humor neutro. Tristes não conseguiram fazer nada.

4.Sobre se somos criativos num estado de espírito positivo.
Goschke. Há controvérsias. Ideias criativas têm muito a ver com a capacidade de estabelecer associações incomuns e, desse modo, escapar à trilha habitual do pensamento e da ação.Segundo os resultados que obtivemos, isso parece acontecer com mais frequência quando estamos mais alegres ou relaxados, mas ainda precisamos estudar melhor esse tema.

5.Sobre a diferença entre o hemisfério cerebral direito, intuitivo, e o esquerdo, lógico-racional.

Goschke. É uma ideia fácil e, por isso mesmo, tentadora querer atribuir a velha oposição entre intuição e lógica aos dois hemisférios cerebrais. Mas há aí muito mais especulação pseudocientífica que comprovações empíricas seguras. Existe, de fato, uma certa divisão do trabalho entre ambos. Uma hipótese reza, por exemplo, que porções do lado temporal superior direito efetuam associações mais distantes de significados, ao passo que as regiões ligadas à linguagem do hemisfério esquerdo são mais especializadas em significados escritos. A mesma coisa também foi comprovada em relação à avaliação intuitiva da coerência semântica, o que fazemos com o auxílio da ressonância magnética funcional. Essa região do hemisfério direito costuma ser associada ainda a outras capacidades intuitivas, tais como advinhar as intenções dos outros ou avaliar em que medida um rosto desconhecido parece ou não confiável.. Mas é preciso dizer com todas as letras que, da intuição, com certeza não participa apenas uma região específica do cérebro, e sim toda uma rede amplamente distribuída.

6.Sobre se nesse caso não seria de esperar uma participação de centros processadores de sentimentos.
Goschke. Em princípio sim. Não foi o caso do nosso estudo, mas outras pesquisas indicam que o juízo implícito caminha lado a lado com a atividade de centros mais profundos da emoção, como a amígdala. Reações emocionais inconscientes podem, portanto, estar na base das intuições.

7. Sobre quando devemos confiar na intuição e quando é melhor que se dê preferência à análise lógica dos fatos.
Goschke. Isso, é claro, não é possível para responder assim, de forma generalizada. A intuição se baseia no saber advindo da experiência, tanto faz se adquirido no âmbito de um experimento ou em anos de treinamento. Pense num enxadrista profissional, que numa fração de segundo faz a jogada correta, ou no bombeiro que pressente intuitivamente onde está o foco do incêndio. Em geral, sem o saber específico correspondente, também a intuição falha.

8.Sobre se podemos afirmar que as decisões intuitivas nem sempre são as mais corretas, mas também podem trazer mais bem-estar porque provocam menos arrependimentos.
Goschke. Alguns psicólogos da motivação suspeitam que o nosso bem-estar psíquico depende do grau de coincidência entre as nossas metas conscientes de ter o controle ou de ser melhor que os outros é adquirida cedo na infância e acessível à consciência apenas em parte. Se a postura racional de uma pessoa se distancia muito dessa necessidade,ela com frequência sentirá menos alegria com seus sucessos.

Notas:

1.A reprodução parcial ou total, através de qualquer forma, meio ou processo eletrônico, dependerá de prévia e expressa autorização do autor deste espaço virtual, com indicação dos créditos e link, para os efeitos da Lei 9610/98, que regulamenta os direitos de autor e conexos.
2.Havendo, neste espaço virtual, qualquer citação ou reprodução de vídeos que sejam contrários à vontade dos seus autores, serão imediatamente retiradas após o recebimento de solicitação feita em “comentários” no final de cada postagem, ou para edsonbsb@uol.com.br
3. Sugestão de leitura complementar (Mensagem 044).

Muita paz e harmonização interior.

Publicado por

Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br

70 comentários em “(215) Sentindo o “escutar interior” da nossa intuição.”

  1. Hello there, You’ve done an incredible job. I’ll certainly digg
    it and personally recommend to my friends. I am sure they’ll be benefited from this web site.

  2. I just like the valuable info you provide for your articles.
    I’ll bookmark your weblog and test again here regularly.
    I am rather sure I’ll be informed lots of
    new stuff right right here! Good luck for the next!

  3. Definitely imagine that that you said. Your favourite justification appeared to be on the net the
    simplest factor to understand of. I say to you, I certainly
    get irked at the same time as other people think about
    concerns that they plainly don’t recognise about.
    You managed to hit the nail upon the top and also defined
    out the whole thing without having side-effects , folks could
    take a signal. Will probably be back to get more.
    Thank you

  4. This is the perfect webpage for anybody who would like to find out about this topic.
    You understand so much its almost hard to argue with you
    (not that I personally would want to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a subject which
    has been discussed for a long time. Wonderful stuff, just excellent!

  5. Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention that I have really enjoyed browsing your weblog posts.
    In any case I’ll be subscribing in your feed and I’m hoping you write once more soon!

  6. My brother suggested I might like this web site.
    He was entirely right. This post truly made my day. You can not imagine simply how much time
    I had spent for this information! Thanks!

  7. I think this is one of the most significant info for me.
    And i’m glad reading your article. But want to remark on some general things, The web site style
    is perfect, the articles is really great : D.

    Good job, cheers

  8. Good way of explaining, and pleasant article to get information concerning my presentation subject, which i am going to present
    in college.

  9. I like the helpful information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here
    regularly. I am quite certain I will learn a lot of new
    stuff right here! Best of luck for the next!

  10. Helpful information. Lucky me I found your website accidentally, and I’m surprised why this coincidence didn’t took place earlier!
    I bookmarked it.

  11. Hi there i am kavin, its my first occasion to commenting anyplace, when i read this
    piece of writing i thought i could also create comment due to this brilliant piece
    of writing.

  12. It’s perfect time to make a few plans for the
    future and it’s time to be happy. I’ve read this put up
    and if I may just I wish to recommend you few attention-grabbing issues or
    advice. Perhaps you could write next articles regarding this article.
    I want to read even more things about it!

  13. I’m truly enjoying the design and layout
    of your site. It’s a very easy on the eyes which
    makes it much more enjoyable for me to come here and visit more
    often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Great work!

  14. I have been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of space .
    Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this website.
    Studying this information So i am glad to express that I have an incredibly excellent
    uncanny feeling I found out exactly what I needed.
    I most no doubt will make certain to do not forget this web
    site and provides it a glance on a relentless basis.

  15. Its like you read my thoughts! You seem to understand a
    lot approximately this, such as you wrote the ebook in it or
    something. I think that you just could do with a few p.c.
    to power the message house a bit, however instead of that, that
    is wonderful blog. A fantastic read. I will certainly be back.

  16. That is very attention-grabbing, You are a very professional blogger.
    I’ve joined your feed and sit up for in the hunt for
    more of your excellent post. Additionally, I’ve shared your site in my social networks

  17. Howdy I am so happy I found your website, I really found you by mistake, while I was
    browsing on Google for something else, Anyways I am here now and would just like to say thank you for a incredible post and a
    all round exciting blog (I also love the theme/design), I
    don’t have time to read through it all at the moment but I have bookmarked it
    and also added your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read a lot more, Please do keep up the
    awesome work.

  18. Hello there! This post couldn’t be written much better!
    Looking through this post reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I’ll forward this post to him.
    Pretty sure he’ll have a great read. Thank you for sharing!

  19. Excellent article. Keep posting such kind of info on your site.
    Im really impressed by your site.
    Hi there, You’ve performed a fantastic job.
    I will certainly digg it and for my part suggest to my friends.
    I’m confident they will be benefited from this website.

  20. I think this is one of the such a lot significant information for me.
    And i’m happy studying your article. But should remark on few basic issues, The site style
    is great, the articles is in reality great : D. Just right activity, cheers

  21. I blog often and I genuinely appreciate your information. This article has really peaked my interest.
    I am going to book mark your site and keep checking for new details about once
    per week. I subscribed to your Feed as well.

  22. Hi my family member! I wish to say that this article is awesome, nice written and come with almost all significant infos.
    I’d like to peer more posts like this .

  23. When someone writes an article he/she keeps the
    thought of a user in his/her brain that how a user can know it.
    Thus that’s why this article is outstdanding. Thanks!

  24. I’ve learn several excellent stuff here. Certainly price
    bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to make
    this kind of wonderful informative site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.