(396) Sentindo a importância dos nossos propósitos de vida.

Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.

São palavras da poetisa, filósofa, romancista e contista Adélia Prado poetizando um acontecimento marcante da sua história de vida, com a participação do seu pai. O que dizer de Adélia: Um ser humano predestinada a transmitir com a percepção da sua “sensibilidade da alma”, uma contagiante sabedoria de “sentir a vida”. Gosto deste seu “sentir”: “De vez em quando DEUS me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo.” Ela também aprendeu condicionar sua vida à plenitude de um permanente envolvimento subjetivo de “sentir-se feliz”. Vejam: “Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”.

Muito cedo aprendi que tudo está “dentro de nós” e a evitar o que pode me causar negatividades. Todos nós devemos aprender vivenciar, apenas para nós mesmos, as nossas contrariedades e as nossas preocupações, porque são “estados de almas” que só nós pertencem. São nossas “experiências de vida” porque, como estou convencido, tudo que acontece em nossas vidas tem um propósito de “aprendizado”. Nunca esqueço estas palavras de Elvis Presley (1935-1977), que ficou conhecido como sendo o “Rei do Rock and Roll”:

– “Sempre soube que deveria haver um propósito em minha vida. Senti sempre alguém me guiando. Quero dizer, deve haver uma razão. Por que eu fui escolhido? Entre milhares de pessoas, por que eu? Por que eu fui escolhido para ser Elvis Presley. Tem que ter uma razão.”

Vejam o que já disseram sobre os propósitos, em vários sentidos das nossas vidas:

Carl Jung: “Ao que nos compete discernir, o único propósito da existência humana é jogar um pouco de luz nas trevas do mero ser.” , George Eliot: “Se prestares atenção no teu discurso, perceberás que ele é guiado pelos teus propósitos menos conscientes.” , Schopenhauer: “É inteiramente insensato repelir uma boa hora presente, ou estragá-la de propósito, por conta de desgostos do passado ou ansiedade em relação ao porvir.” , Gregorio Marañón: “A história julga só os resultados e não os propósitos.” , Benjamin Disraeli: “O segredo do sucesso é a constância do propósito.” , Anatole France: “Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde.” , Johann Goethe: “Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu gosto.” , Paul Valéry: “As coisas a propósito das quais encontramos mais depressa as mais justas e vigorosas palavras, são certamente aquelas que estamos vocacionados para fazer ou para aprofundar.” , Thomas Carlyle: “Um homem sem propósito é como um navio sem leme.” , Edward de Bono: “Tal como o espaço vazio numa pintura, o tempo em que nada acontece tem seu propósito.” e Papa João XXIII: “Um propósito: Quero ser bom, hoje, sempre, com todos.”.

A PROPÓSITO: Essa recente inovação de enriquecer a nossa caminhada para o “autoconhecimento” com uma seleção do que já disseram sobre o tema de cada mensagem, recentemente foi elogiada e pedida para ser mantida por uma das minhas seguidoras.

Pergunto:

VOCÊ JÁ SABE QUAL É O SEU ATUAL PROPÓSITO DE VIDA PARA FAVORECER SUAS FUTURAS REALIZAÇÕES E DESEJOS DE CONQUISTAS?

Voltando ao início desta mensagem, acredito que a pintura da casa de Adélia Prado, com um “alaranjado brilhante”, deve ter sido um antigo propósito de realização e desejo do seu pai.

Notas:
1. A reprodução parcial ou total, por qualquer forma, meio ou processo eletrônico dependerá de prévia e
expressa autorização, com indicação dos créditos e links, para os efeitos da Lei 9.610/98 que regulamenta os direitos de autor e conexos.
2. Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande a sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br .

Muita paz e harmonia espiritual para todos.

Publicado por

Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.