(323) Sentindo os “mistérios da vida” e o nosso mundo maravilhoso.

“A PERCEPÇÃO DO DESCONHECIDO É A MAIS FASCINANTE DAS EXPERIÊNCIAS. O HOMEM QUE NÃO TEM OS OLHOS ABERTOS PARA O MISTÉRIO PASSARÁ PELA VIDA SEM VER NADA.”

São palavras de Albert Einstein (1879-1955). Para este nosso encontro, também selecionei este seu “sentir” – A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO.

Mistério é o oculto, o desconhecido, o aparentemente inexplicável até ser para nós revelado. Antes, desafia a nossa imaginação. Quando descoberto, é conhecimento com seus significados definidos pela linguagem dos nossos sentimentos.

“Imaginação, Mistério e Conhecimento”. Que fantástica união em nossas vidas (!), que tem o poder de transformar o mundo “dentro de nós”. Mas essa transformação “sempre” e “necessariamente” deve começar pela nossa transformação interior, assim como foi cantada por Louis Armstrong. O nosso “mundo maravilhoso” (interno ou externo) é desperto em nós, matizado pelo esplendor do “BELO” espelhado sensorialmente pelas
nossas simbólicas representações emocionais. Explica o neurocientista António Damásio (“O mistério da consciência – do corpo e das emoções ao conhecimento de si”, Ed. Companhia Das Letras, com tradução de Laura Teixeira Motta):

– As imagens também nos permitem inventar novas ações a serem aplicadas a situações inéditas e fazer planos para ações futuras – a capacidade de transformar e combinar imagens de ações e cenários é a fonte da criatividade. (…) A consciência permite saber que as imagens existem dentro do indivíduo que as forma, situa as imagens na perspectiva do organismo, relacionando-as a uma representação integrada do organismo, e, com isso, permite a manipulação das imagens em favor dele. (…) A consciência começa como o sentimento do que acontece quando vemos, ouvimos ou tocamos. Em termos um tanto mais precisos, é um sentimento que acompanha a produção de qualquer tipo de imagem – visual, auditiva, tátil, visceral – dentro de nosso organismo vivo. Situado no contexto apropriado, o sentimento marca essas imagens como nossas e nos permite dizer, no sentido próprio dos termos, que vemos, ouvimos ou percebemos algo pelo tato.

Acrescento que as percepções das nossas imagens interiores e do nosso “mundo maravilhoso”, são emocionais e com “essência de espiritualidade superior. Sobre os “mistérios da vida”, peço sua atenção para este “sentir” do astrólogo Oscar Quiroga, nas previsões do seu horóscopo publicado nas edições dos dias 28 e 29 do mês passado, do jornal Correio Braziliense:

– NEM TUDO QUE ACONTECE PODE SER EXPLICADO RACIONALMENTE. VOCÊ PODE RASTREAR SEUS PASSOS PARA RECONHECER COMO CHEGOU ATÉ AQUI E AGORA, MAS VERÁ QUE, EM MUITOS MOMENTOS, PERDENDO O CONTROLE, O MISTÉRIO DA VIDA AJUDOU.
– O MISTÉRIO DA VIDA SURGE E INTERVÉM PARA QUE AS COISAS ADOTEM O RUMO QUE LHES SEJA INERENTE. É NESSE MOMENTO QUE SUA ALMA PERDE O CONTROLE, FICA NERVOSA, MAS DEPOIS PERCEBE QUE NADA MELHOR PODERIA TER ACONTECIDO.

Termino este nosso encontro com estas palavras do gênio da pintura Pablo Picasso (1881-1973), que ao ser preguntado sobre o seu dom de criatividade respondeu: “É uma necessidade de recorrer ao meu “EU ESPIRITUAL”, para construir a concepção estética da vida.”

Complemento:

– Com a pandemia da Covid-19, a humanidade está passando por uma profunda transformação no nosso “existir”. Como acredito, faz parte de um fluir de necessidades para o renascer de uma renovação interior com novos significados para as nossas “VIDAS”. Recomendem a leitura desta mensagem para seus amigos, para os seus familiares, e mostrem para eles as imagens do “mundo maravilhoso” de Louis Armstrong que por cada um de nós serão modeladas pelas matises do “BELO” da nossa “Sensibilidade da Alma”. Com certeza, nós vamos conhecer o esplendor do nosso “EU ESPIRITUAL” e a estética da perpetuação infinita de nossas “VIDAS”.

Espero você no nosso próximo encontro.

NOTAS:
1. A reprodução parcial ou total por qualquer forma, meio ou processo eletrônico dependerá de prévia e expressa autorização, com indicação dos créditos e links para os efeitos da Lei n. 9.610/98 que regulamenta
os direitos de autor e conexos.
2. Os vídeos desta mensagem são do YouTube.
3. Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande a sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br .

Muita paz e harmonia espiritual para todos.

Sobre Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br
Esta entrada foi publicada em Busca Interior. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *