Hoje, com a “subjetividade” do meu imaginário, fiquei sentado na sombra de uma das árvores da sugestiva paisagem acima, e me senti voando com a mesma liberdade dos voos das gaivotas.
Lembrei da “sensibilidade da alma” de Ernest Gombrich (meu preferido historiador da arte), ao definir a função da arte como sendo uma “comunicação de emoções”. Como a “emoção” que já me motivou escrever sobre as “preferências interiores” que se manifestam na fase da “criação” e da “contemplação” do “BELO”.
Na minha abordagem, que recebeu o título de “A Idealização Emocional da Arte”, sustentei o seguinte:
– No desenvolvimento criativo, idealização é a fase de projeção seletiva de estados de sensibilidade que estimulam a exteriorização artística. A natureza da faculdade da idealização é emocional. No artista, suas “preferências interiores” serão moldadas para o exterior através da variação da sensibilidade de cada um. As manifestações de arte são resultantes de uma qualidade natural latente do ser humano, que será estimulada pela imaginação para, depois, ser aprimorada através da utilização de técnicas específicas que também definem o estilo do artista. A idealização emocional da arte decorre de uma fonte de inspiração objetiva (os elementos do mundo físico, vivenciados pelo artista) e pela dos estímulos subjetivos de uma inspiração inteiramente dissociada da realidade exterior (como acontece na pintura abstrata, em que as cores e formas possuem valores intrínsecos nos domínios da irrealidade.
Ao terminar esta mensagem, desejo que vocês façam seus voos, para conhecer o “BELO” do despertar da “luminosidade interior” que existe em cada um de nós.
Notas:
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Muita paz e harmonia espiritual para todos.