“Os átomos da nossa constituição, tanto formal quanto invisível aos sentidos físicos, foram cozidos na fornalha da gênese do Universo, e possuem em sua estrutura inteligência, que é a capacidade de solucionar experiências de acordo ao propósito que lhes é inerente.”
São palavras do astrólogo Oscar Quiroga, na introdução do seu horóscopo publicado hoje, dia 5/10/2025, do jornal O Estado de São Paulo. Confesso ter ficado impressionado com o estilo dessa linguagem, referindo-se a uma estrutura inteligente na gênese do Universo, em que os átomos fazem parte da nossa constituição. Não sei o que dizer, mas fui subjetivamente instigado a pensar a respeito. Cheguei a conclusão que realmente a espécie humana faz parte de um princípio maior, como acredito de origem divina e que nos ajuda entender todas as nossas realidades existenciais, seja de que natureza forem.
Vejam, dentre outros, o que já disseram sobre o Universo, do qual fazemos parte: Isaac Newton “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.” / Albert Einstein “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe pra ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.” / Galileu Galilei “A Matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo.” / Harvey Spencer Lewis “Sei que há somente um Deus Vivente, Verdadeiro e Infinito, Criador e Mantenedor de todas as coisas visíveis e invisíveis, cuja Essência está difundida em todo Universo e cuja Mente e Consciência constituem a Alma do Homem.” / Pitágoras “A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.” e Sócrates “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”
Como estudioso das manifestações de arte, termino este nosso encontro com estas considerações da artista plástica Fayga Ostrower (1920-2001), reproduzidas do seu livro “A Sensibilidade do Intelecto”, publicação da Editora CAMPUS, que recomendo como leitura obrigatória:
– “Formas – significados e interpretações. Poder conceber que existem formas como ordenações no Universo, poder compreendê-las como formas carregadas de significados e poder interpretá-las; e mais ainda, poder criar formas: formas expressivas, de vivências, de pensamentos e sentimentos. Eis o que é deveras inexplicável no espírito humano: Através de formas, os homens conquistam novos espaços, numa geografia puramente humana, expandindo sua sensibilidade e compreensão, transcendendo limitações corpóreas e descobrindo dentro de si novos Universos cantantes.”
Descubra o seu Universo existencial, com a essência interior do seus sentimentos de integração e de espiritualidade.
Pensem nisso.
Notas:
1. A reprodução parcial ou total de qualquer parte desta mensagem, dependem de prévia autorização (Lei nº 9.610/98).
2. Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br
Muita paz e harmonia espiritual para todos.