356 Sentindo, no nosso passado existencial, a importância subjetiva do “autoconhecimento”.

O autoconhecimento é uma obra em andamento, nunca é suficiente, e inclusive é mutável, tanto quanto é mutável sua experiência de ser. Você não precisa parar tudo para se conhecer, é um exercício sobre a marcha.

Em sua quadragésima sétima participação nesta nossa caminhada virtual de buscas de “autoconhecimento”, são palavras do astrólogo Oscar Quiroga em uma das previsões do seu horóscopo divulgado nesta data. Achei muito interessante o seu entendimento sobre a mutabilidade do “autoconhecimento” [não no sentido de instabilidade, mas apenas de mudança]. Depois de repetidas leituras, veio-me à mente a possibilidade das nossas práticas individuais e silenciosas de “autoconhecimento” também serem por nós direcionadas ao “passado temporal”, também mutável, do fluir existencial de nossas vidas.

Explico:

No nosso encontro anterior pedi atenção para este entendimento de Jordan B. Perterson [agora, por mim assim resumido]: O passado é fixo em nossa noção, no presente, do subjetivo entendimento de temporalidade. O futuro, também no nosso presente e com suas imprevisibilidades, é por nós idealizado e sonhado para ser melhor. Com essas condicionantes e ilusórias passagens do tempo em nossas vida, sempre reavaliei as lembranças memorizadas de acontecimentos do meu “passado existencial”, analisando, apenas, seus nexos de causalidades. Agora, influenciado pelo alcance subjetivo da previsão astrológica de Quiroga, termino esta mensagem perguntando para você pensar:

– PODEMOS SER BENEFICIADOS, AINDA QUE DE MODO SUBJETIVO, REAVALIANDO COMO AGIMOS “AUTOCONSCIENTES” NO NOSSO PASSADO EXISTENCIAL?

Notas:
1.A reprodução parcial ou total, por qualquer forma, meio ou processo eletrônico dependerá de prévia e
expressa autorização, com indicação dos créditos e links, para os efeitos da Lei 9.610/98 que regulamenta os direitos de autor e conexos.
2.Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande a sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br .

Muita paz e harmonia espiritual para todos.

asa

Publicado por

Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.