(427) Sentindo que todos nós temos a nossa “missão de ser”.

Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

São palavras de Fernando Pessoa (1888-1935). Sob uma perspectiva muito subjetiva, acredito que nesta dimensão de vida nós temos muito mais uma missão “de ser”, do que uma missão “de como ser”. Explico: Primeiro em harmonia com uma nossa individual necessidade de nos valorizarmos como “seres humanos”. Depois, como necessidade de reconhecer “para nós mesmos” que fazemos parte de um transcendente e universal princípio de evolução “existencial” e “espiritual” Pensem nisso.

Fernando Pessoa manifestou o seu “sentir” dizendo “não ser nada”, que “nunca será nada”, e que “não pode “querer ser nada”. Mas em seguida, declarou ter “todos os sonhos do mundo”. Talvez também tenha sido por isso que Clarice Lispector para todos dizia: “Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente sou diferente.” Por sua vez, Mario Quintana explicava: “Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada.”

Amanhã completo mais um ano de vida e já fui presenteado com dois livros: “O fim da ansiedade”, de Max Lucado, publicação da Editora Thomas Nelson, contendo o segredo bíblico para livrar-se das preocupações. Logo no início da minha leitura, tive atenção aguçada para este aconselhamento:

“Até que ponto a sua barraca é forte?
Abra a tenda de sua alma e você verá uma série de crenças que servem como estacas para equilibrar sua vida. Seu sistema de crenças é sua resposta para as questões fundamentais sobre a vida: alguém está no controle do universo? A vida tem um propósito? Eu tenho valor? Só existe esta vida? Seu sistema de crenças não tem nada a ver com a cor de pele, aparência, talentos ou idade. Seu sistema de crenças não está relacionado com o exterior da barraca, mas com o interior. É o conjunto de convicções (estacas) – todas invisíveis – das quais depende sua fé. Se seu sistema de crenças for forte, você permanecerá em pé. Se for fraco, a tempestade prevalecerá. (…) Para mudar o modo como uma pessoa responde à vida, é preciso mudar sua crença sobre à vida. O mais importante em você é seu sistema de crenças. (…) A maturidade é o resultado do seu crescimento emocional e espiritual. (…) Quem não ouve não prospera! O princípio da escuta: a lei espiritual que dá o destino. Ouvir errado é pior que não ouvir.”

O segundo livro, “Princípios Milenares”, escrito por Tiago Brunet, publicação da Editora Academia, contém comentários sobre 10 (dez) leis espirituais para uma vida de paz e prosperidade. O que me impressionou foi “Tiago ter escrito todo o livro, transmitindo-nos ensinamentos bíblicos e relacionando-os a acontecimentos marcantes da sua trajetória de vida. Na minha avaliação: Fantástico! (selecionei e numerei estes): 1. Cada um escolhe o seu destino com suas palavras e atitudes: seu nível de maturidade determinará como será seu futuro. 2. Somos aquilo que fazemos sempre, não o que fizemos uma vez! 3. Não basta falarmos a verdade, precisamos ser de verdade. 4. Ser de verdade não deveria ser apenas uma escolha, mas o ponto de partida da sua jornada. 5. Acredite e pratique. Aguarde os resultados.

Agora peço sua atenção para este aconselhamento de Tiago Brunet:

– “De todos que você deve escutar, ouça aquele que já viu o seu futuro, aquele que escreveu seus dias. Isso se faz através da prática chamada oração. Independentemente de crença ou religião, orar é ter um diálogo com o divino. Vejo como uma terapia completa e gratuita com quem nunca vai espalhar seus mais profundos segredos. E o melhor: quando você fala, ele encontra uma forma de te responder. E aí, cabe a você estar sensível para ouvir, entender e depois obedecer.”

Se você gostou desta mensagem, leia quantas vezes for preciso, com o escutar interior da sua “sensibilidade da alma”.

Notas:
1. A reprodução parcial ou total de qualquer parte desta mensagem, dependem de prévia autorização (Lei nº 9.610/98).
2. Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br

Muita paz e harmonia espiritual para todos.

Publicado por

Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.