“Qualquer um que tenha consciência da própria vocação, em qualquer área que esteja, chega a hora em que o que o move, o que o leva a agir, é seu compromisso com seu propósito.” / “A vida vai se recompondo, e precisamos entender esses processos.”
São palavras de Kleber Lucas, no seu livro “Deus cuida de mim”, publicação da Editora Planeta, referindo-se a momentos da sua trajetória de vida e dedicação religiosa.
Sempre acreditei que todos nós temos “propósitos de vida” que precisam ser por nós descobertos. Propósitos no sentido de “razão de viver”, de desejos inicialmente subjetivos de realizações. São descobertas interiores que precisam ser despertas em nós, de modo consciente, que podem ser favorecidas pelas conhecidas práticas de “autoconhecimento”. Como acredito, por vezes, a própria vida nos mostra as oportunidades e os caminhos que podemos seguir. Mas também, efetivamente tudo dependerá das nossas escolhas no mosaico dos desafios que estamos sujeitos a enfrentar. Isto porque o ser humano também é o modelador do seu “destino desejado”. Gosto deste ensinamento de Carl Jung (1875-1961):
– “Em última análise, o essencial é a vida do indivíduo. Isso por si só faz a história, aqui e sozinhas é que as grandes transformações acontecem, e todo o futuro, toda a história do mundo, por fim, nasce como uma soma gigantesca dessas fontes escondidas nos indivíduos.”
Portanto, através de um “voltar-se para si mesmos”, analisando os desafios que se apresentam em nossas realidades, precisamos conhecer o que desejamos conquistar em todos os sentidos do nosso “existir”.
Pensem nisso.
Notas:
1. A reprodução parcial ou total de qualquer parte desta mensagem, dependem de prévia autorização (Lei nº 9.610/98).
2. Havendo nesta mensagem qualquer alegação ou citação que mereça ser melhor avaliada ou que seja contrária aos interesses dos seus autores, mande sua solicitação para edsonbsb@uol.com.br
Muita paz e harmonia espiritual para todos.