(037) Sentindo o projetar transcendente, de um “viver interior”.

No início da “Edição Comemorativa 10 Anos” do seu livro “Perdas & Ganhos”, lançada pela Editora Record, a consagrada escritora Lya Luft cita estas palavras do pintor japonês Katsuhika Hokusai:

– “Desde os 6 anos eu tinha mania de desenhar a forma dos objetos. Por volta dos 50 havia publicado uma infinidade de desenhos, mas tudo o que produzi antes dos 60 não deve ser levado em conta. Aos 73 compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza, as plantas, as árvores, os pássaros, os peixes e os insetos. Em consequência, aos 80 terei feito ainda mais progresso. Aos 90 penetrarei no mistério das coisas; aos 100, terei decididamente chegado a um grau de maravilhamento – e quando eu tiver 110 anos, para mim, seja um ponto ou uma linha, tudo será vivo.”

Já li e reli muitas vezes essa revelação de Katsuhika Hokusai. Nela, sempre encontro a fantástica subjetividade de um fluir existencial de “vida”, impulsionado por um ideal interior de aprimoramento de “buscas” na “sensibilidade da alma” desse pintor japonês. Foram “buscas” incansáveis que, para todos nós, provam a necessidade de um “propósito” para o nosso “viver”, que precisa ser “descoberto” e “conhecido”.

Katsuhika Hokusai, com a projeção da sua “sensibilidade da alma” consegue idealizar para os seus 90 anos, a possibilidade de penetrar no “mistério das coisas”. Para os seus 100 anos, o alcance de um “grau de maravilhamento”. Para os seus 110 anos, o convencimmento de que em tudo (até mesmo em um ponto ou em uma linha) existirá “vida”.

De todas as suas “projeções”, a que mais me tocou pela abrangência interior de “significado existencial”, foi a esperada para os 100 anos de idade, por ele sentida como sendo um “grau de maravilhamento”.

Nós sabemos que existem vários questionamentos filosóficos e religiosos sobre o “sentido da vida”. Um “sentido” que será o identificador do nosso “propósito de vida”.

Sob a perspectiva de abordagem deste espaço virtual, afirmei na mensagem postada com o título – “Sentindo, como entender o “sentido da vida”:

– Nem sempre podemos alcançar o “sentido da vida” que desejamos, porque a nossa “existência” é um contínuo “processo de transformação”, sujeito às surpresas da imprevisibilidade.
Além das oportunidades de “escolhas”, temos uma “finalidade existencial”. Estamos aqui, de passagem, para ser feliz, para crescer em todos os sentidos. Portanto, “viver” e “evoluir”, com “escolhas acertadas”, são condições necessárias para construir o “sentido da vida”.
O ser humano é “transcendente” em relação à sua “realidade existencial”. É a magia do “sentir” a sua interação física no “mundo real” e, ao mesmo tempo, “sentir” as “projeções sensórias” recebidas da sua “realidade interior”.

Katsuhika Hokusai, nascido em 1760, foi um exemplo de ser humano “transcendente”. A “transcendência interior” que, na época, o tornou mestre na arte da pintura pelo estilo ukiyo-e, ficando conhecido com a sua série de xilogravuras “Trinta e seis vistas do monte Fuji” e “A Grande Onda de Kanagawa”, criada em 1820.

Pergunto: Somos, ou não somos nós que definimos o “sentido” das nossas vidas?

No último capítulo de “Perdas & Ganhos”, ensina Lya Luft:

– O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se a cada momento. (…) A vida não está aí apenas para ser suportada ou vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada.

Lendo e relendo o “sentir” de Katsuhika Hokusai sobre a trajetória do seu “fluir existencial”, para mim a melhor definição de “propósito de vida” é “CRIAR”.

Temos que “criar” condições que favoreçam o alcance de “Felicidade Interior”.

Precisamos “criar” “propósitos de vida” para nós mesmos e, também, para a preservação da “vida” do nosso planeta Terra.

A respeito, merece registro esta advertência de Vaclav Havel, ex-presidente da República Checa (fonte: “Mudança na consciência humana”, de C.Jotin Khisty, professor do Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA), publicado na Revista Sophia, ano 12, n. 52):

– (…) a única opção para nós é uma mudança na esfera do espírito, na esfera da consciência humana. Não basta inventar novas máquinas, novas regras e novas instituições. Devemos desenvolver uma nova compreensão do verdadeiro propósito de nossa existência na Terra. Somente ao efetuarmos essa mudança fundamental seremos capazes de criar novos modelos de comportamento e um novo conjunto de valores para o planeta.

Vamos “criar” o nosso “propósito de vida” e alcançar o precioso “grau de maravilhamento” desejado por Katsuhika Hokusai.

Notas:
1.A reprodução parcial ou total, através de qualquer forma, meio ou processo eletrônico, dependerá de prévia e expressa autorização do autor deste espaço virtual, com indicação dos créditos e link, para os efeitos da Lei 9610/98, que regulamenta os direitos de autor e conexos.
2.Havendo, neste espaço virtual, qualquer citação ou reprodução de vídeos que sejam contrários à vontade dos seus autores, serão imediatamente retiradas após o recebimento de solicitação feita em “comentários” no final de cada postagem, ou para edsonbsb@uol.com.br
3.Vídeo do youtube – Enio Morricone – Le vent, le cri.

Muita paz e harmonia espiritual para todos.

Publicado por

Edson Rocha Bomfim

Sou advogado, natural do Rio de Janeiro e moro em Brasília. Idade: Não conto os anos. Tenho vida. Gosto de Arte, Psicologia, Filosofia, Neurociência, Sociologia, Sincronicidade e Espiritualidade. Autores preferidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mark Nepo, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lya Luft, Mia Couto, Mario Sergio Cortella e Mauro Maldonato. edsonbsb@uol.com.br

48 comentários em “(037) Sentindo o projetar transcendente, de um “viver interior”.”

  1. I am not positive where you are getting your information,
    but great topic. I needs to spend some time learning much more or figuring out more.
    Thanks for fantastic info I used to be on the lookout for this info
    for my mission.

  2. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and
    in accession capital to assert that I acquire actually
    enjoyed account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing to your
    augment and even I achievement you access consistently fast.

  3. Your website has definitely furnished me with just the facts that I just required.
    I actually have recently been doing research upon this matter for a little bit,
    and this seems to have taken a very long time
    to find a blog page that provides all the data that I want.
    I just look forward to examining more sites authored by you
    later on, and definitely will research right here initially the next time I just have got a
    investigative report.

  4. I feel that is one of the so much important info for me.

    And i am glad reading your article. However want to statement
    on some basic things, The website style is great, the articles is
    in reality nice : D. Excellent activity, cheers

  5. You have made some decent points there. I checked on the internet for additional information about the issue and found most individuals will go along with
    your views on this web site.

  6. Thank you for the auspicious writeup. It in reality was a amusement
    account it. Glance complex to more delivered agreeable from you!
    By the way, how could we communicate?

  7. Admiring the time and effort you put into your blog and detailed information you
    provide. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Excellent read!

    I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds
    to my Google account.

  8. Good day! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would
    be okay. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new posts.

  9. Thanks for your marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you may be a great author.
    I will ensure that I bookmark your blog and may come back at
    some point. I want to encourage you to definitely continue your great work, have a nice morning!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.